sábado, 15 de setembro de 2007

Apresentação: Setores da Economia - Webquest

Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Geociências
Curso de Especialização em Geografia
Disciplina: Novas tecnologias de informação e comunicação para ensino de Geografia
Alunas: Júlia Luciana Pereira das Dores e Patrícia Cristiane Góes
A principal proposta da disciplina é proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias para serem aplicadas ao ensino de Geografia, entre elas a webquest como maneira de proporcionar aos alunos formas diferenciadas de aprendizagem.
A atividade proposta na Webquest representa a implementação de conteúdos complementares aos setores da economia e implementação dos mesmos nas diferentes cidades escolhidas para o estudo, sendo melhor aplicadas em todas as séries do ensino médio, podendo sem problema algum ser realizada nas sextas séries do ensino fundamental (achamos mais vantajoso o trabalho no ensino médio pelo acesso que os alunos apresentam a internet em horários extra classe, no ensino fundamental seria necessário uma estrutura na escola para acesso aos computadores e acompanhamento do professor).
A avaliação realizada pela equipe que resolveu a atividade da web quest: (Claudinei, Viviane e Fernanda) mostra como outros professores vêem a necessidade da mesma para o ensino de Gegorafia:

"A tarefa proposta é de fácil linguagem proporcionando um bom entendimento dos objetivos aos alunos. Os links sugeridos para consulta fornecem informações necessárias para realização do trabalho. Avaliamos de forma positiva a atividade proposta."

Nós do grupo achamos que a realização de atividades diferenciadas como a webquest vem ampliar o leque de ferramentas para que o ensino aprendizagem ocorra de maneira completa e sem distinções abrangendo todos os alunos em suas diferentes etapas cognitivas.
Em relação à atividade proposta vimos que ficou de maneira fácil de ser realizada a tarefa, bem como a pertinência da mesma em relação a como os alunos vão desempenhar as diferentes pesquisas para a realização completa da mesma, com o descobrimento de curiosidades, notícias e interação com jornais e revistas para melhor responder ao conteúdo estudado, aumentando o contato que os alunos terão com pesquisa em si, seja por livros, revistas ou as novas tecnologias.

Nenhum comentário: