sábado, 15 de setembro de 2007

Apresentação: Setores da Economia - Webquest

Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Geociências
Curso de Especialização em Geografia
Disciplina: Novas tecnologias de informação e comunicação para ensino de Geografia
Alunas: Júlia Luciana Pereira das Dores e Patrícia Cristiane Góes
A principal proposta da disciplina é proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias para serem aplicadas ao ensino de Geografia, entre elas a webquest como maneira de proporcionar aos alunos formas diferenciadas de aprendizagem.
A atividade proposta na Webquest representa a implementação de conteúdos complementares aos setores da economia e implementação dos mesmos nas diferentes cidades escolhidas para o estudo, sendo melhor aplicadas em todas as séries do ensino médio, podendo sem problema algum ser realizada nas sextas séries do ensino fundamental (achamos mais vantajoso o trabalho no ensino médio pelo acesso que os alunos apresentam a internet em horários extra classe, no ensino fundamental seria necessário uma estrutura na escola para acesso aos computadores e acompanhamento do professor).
A avaliação realizada pela equipe que resolveu a atividade da web quest: (Claudinei, Viviane e Fernanda) mostra como outros professores vêem a necessidade da mesma para o ensino de Gegorafia:

"A tarefa proposta é de fácil linguagem proporcionando um bom entendimento dos objetivos aos alunos. Os links sugeridos para consulta fornecem informações necessárias para realização do trabalho. Avaliamos de forma positiva a atividade proposta."

Nós do grupo achamos que a realização de atividades diferenciadas como a webquest vem ampliar o leque de ferramentas para que o ensino aprendizagem ocorra de maneira completa e sem distinções abrangendo todos os alunos em suas diferentes etapas cognitivas.
Em relação à atividade proposta vimos que ficou de maneira fácil de ser realizada a tarefa, bem como a pertinência da mesma em relação a como os alunos vão desempenhar as diferentes pesquisas para a realização completa da mesma, com o descobrimento de curiosidades, notícias e interação com jornais e revistas para melhor responder ao conteúdo estudado, aumentando o contato que os alunos terão com pesquisa em si, seja por livros, revistas ou as novas tecnologias.

Possibilidades de atividades econômicas nos municípios: Telêmaco Borba, Londrina, Castro e Tibagi.

Telêmaco Borba possui ao seu redor uma imensa floresta com árvores destinadas à produção de papel e madeira. As várias indústrias madeireiras instaladas no município o colocam como centro de referência nacional no setor, sendo considerado o 6º maior pólo Industrial do Paraná. Neste município localiza-se a sede das indústrias Klabin, a qual consiste numa das maiores empresas nacionais. Este fator coloca a indústria papeleira como a principal no município. O mais adequado é investir no setor secundário que trará empregos para cidade que já tem alto desenvolvimento no setor de pólo industrial, especialmente aos produtos derivados da madeira.
Isso já vem ocorrendo, a multinacional IPS da Itália, vai investir, 5 milhões de euros, na construção de uma unidade no município de Telêmaco Borba. No Brasil, a empresa usará a denominação IPS Brasil - Intelligent Power Systens. A IPS Brasil, em Telêmaco Borba, vai produzir pellets, cujo material é de uso exclusivo das termo-elétricas italianas. Pellets são grânulas, feitas de resíduos de madeiras, como serragem, que servem como combustível das usinas. Segundo Edda Silvestro presidente da empresa italiana cada unidade vai exigir 50 funcionários apenas, por tratar-se de equipamentos altamente modernos e automatizados, mas vai gerar muitos empregos na atividade correlata, ou seja, nos serviços terceirizados, comentou a empresária. De acordo com Edda, Telêmaco Borba foi escolhida por ser a capital da madeira e por manter um parque industrial madeireiro expressivo. Ainda segundo Edda, o apoio do prefeito Carlos Hugo foi decisivo, pois vem dando o apoio necessário para o investimento, completou. O material produzido em Telêmaco Borba pela IPS Brasil será transportado para a Itália através do porto de Paranaguá. "Este projeto trará muitos benefícios às termo-eléctricas da Itália e ao mercado do Brasil", finalizou Edda Silvestro.Ela observa que todas as madeireiras e serrarias de Telêmaco Borba e da região serão beneficiadas, pois são estas empresas que vão oferecer a matéria prima para a produção de pellets, neste caso a serragem .A vinda da IPS Brasil é de grande significado, pois além de gerar mão-de-obra, vai proporcionar mais renda para o município.

CASTRO

O Município de Castro tem como base de sua economia a atividade agropecuária, sendo considerado um dos maiores produtores do Estado do Paraná. Na agricultura destacam-se como principais produtos, o milho, soja, feijão, batata, trigo e aveia, já a pecuária de corte, a criação de gado, suínos e aves. Em relação a pecuária leiteira, o município é considerado uma das principais bacias leiteiras do Brasil, em produtividade e qualidade genética. Castro recebeu o título de maior produtor de calcário agrícola da América Latina, devido a exploração e extração mineral. Seu comércio é amplo, reunindo prestadoras de serviços, indústrias de móveis, pincéis e alimentos. Além de contar com um Parque Industrial para implantação de novas indústrias.
Mas a cidade de Castro tem um grande potencial turístico. Às margens do Rio Iapó, a cidade tem um excelente potencial turístico devido ao relevo privilegiado (Canyon Guartelá e às belezas próprias da região dos Campos Gerais). Foi caminho obrigatório para os Tropeiros que iam de Viamão até Sorocaba, tendo forte origem no tropeirismo. Possui o primeiro Museu do Tropeiro do Brasil, fundado na gestão do Prefeito Dr. Lauro Lopes. E poderá investir no setor terciário, de serviços turísticos proporcionando dessa forma conservação dos seus recursos naturais e culturais assim como proporcionando empregos para a população local.

TIBAGI

Segundo informações disponíveis nas fontes do referido webquest, no município de Tibagi irá se instalar uma indústria de grande impacto socioeconômico: “O município de Tibagi, na Região dos Campos Gerais, terá investimento de mais de R$ 300 milhões reais para a construção da maior usina de biodiesel, produzido a partir da soja, do País. O empreendimento é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Tibagi e o Instituto Gene – Blumenau, entidade sem fins econômicos que representa os investidores internacionais do projeto” (Prefeitura municipal).
Assim, espera-se que os setores de serviços (para indústria) e de fontes de suplemento (matéria prima e materiais de logística) sejam uma possibilidade de investimento para movimentar a economia local e beneficiar economicamente a população. Além é claro das vantagens, financeiras e ambientais, da própria indústria de biodíesel, pois “(...) também nos preocupamos com a preservação do meio ambiente. A unidade industrial é totalmente automatizada o que resulta em quase nenhum efluentes e muito pouco resíduo sólido. O projeto também contempla a recuperação da mata ciliar do rio próximo e outras ações de preservação do meio ambiente, como o estímulo de prática ecologicamente corretas nas propriedades dos fornecedores de matéria-prima”.(Instituto Gene – Blumenau.)



LONDRINA

Atualmente, Londrina tem como principal fonte econômica o setor terciário, comércio e serviços. No entanto, associações financeiras e industriais vêem a necessidade da consolidação de um parque industrial significativo em Londrina. Visto que, o município tem poucas indústrias de grande porte, são cerca de 10.
De acordo com a análise feita por pesquisadores, a política de incentivo para atração de novas atividades nos diferentes ramos da atividade econômica é um dos fatores de atração de indústrias e conseqüente melhoria na qualificação dos profissionais. Entre os incentivos estão o benefício tributário relativo ao IPTU, a doação de terras, o fornecimento de infra-estrutura, a existência de distrito industrial e os programas de geração de trabalho e renda. “O cenário analisado referente ao mercado de trabalho e as oportunidades crescentes de qualificação, acenam para uma tendência de crescimento contínuo, ressalvando as quedas inevitáveis ocorridas em função de decisões políticas e econômicas de reflexo nacional”, concluem os pesquisadores.
Em relação à localização e ao mercado consumidor, Londrina tem uma posição geográfica privilegiada. Traçando um raio de 1.000 km vamos encontrar cerca de 80% do universo de consumidores. O custo da logística se reduz significativamente.
Outro ponto importante para o desenvolvimento do setor secundário é a credibilidade dos empresários com relação ao mercado da cidade. Como exemplo, pode-se citar a empresa Dixie Toga, que está no município desde 1998 e que também dobrou o número de profissionais.
Portanto, tendo em vista a atual condição econômica do município, uma possibilidade de desenvolvimento é o aumento do parque industrial.